‘De Repente na Estrada’ tem Felipe Pereira e Luciano Leonel em Barra de Santana, nesta quarta-feira

0 Comentários

Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) realiza na próxima quarta-feira (26), às 20h, mais uma edição do projeto ‘De Repente na Estrada’, desta vez no município de Barra de Santana (a 190 km de João Pessoa). O show gratuito acontecerá na Praça Central e apresenta a dupla de repentistas Felipe Pereira e Luciano Leonel. A apresentação fica por conta de Iponax Vila Nova, coordenador do projeto.

Felipe Pereira, 27, é atualmente um dos mais jovens cantadores e repentistas do Brasil. Ele começou sua carreira em 2011, participando de projetos culturais promovidos pela Prefeitura de Natal (RN). Em 2013, encarou o mundo do repente como profissão inspirado e motivado por grandes nomes da viola, como Ivanildo Vila Nova, Os Nonatos e Raimundo Caetano.

A trajetória de sucesso ficou marcada, em 2014, com a gravação do primeiro CD e do DVD, gravado no Teatro Patativa do Assaré, em Juazeiro do Norte (CE), que mantendo a tradição das cantorias de pé de parede, mostra a interação da plateia e o desenvolvimento do repentista ao cantar de improviso.

Felipe já apresentou o seu trabalho em vários municípios do Nordeste, com duas turnês em São Paulo (SP) e participação no Programa Caldeirão do Huck, da TV Globo. Juntamente com seu parceiro de dupla Helânio Moreira, ele foi campeão do Festival dos Festivais do Repente no Nordeste, que aconteceu no final de 2016, no teatro Emiliano Queiroz, em Fortaleza (CE). Também foi campeão do XIV Desafio de Repentistas Estado contra Estado, que aconteceu em 2020, em Campina Grande (PB).

Luciano Leonel é pernambucano de Cachoeirinha (PE), nascido em 1980. Começou a cantar aos 17 anos na cidade de Bonito, tendo como dupla o Poeta já veterano Luiz Andrade. Com 18 anos de profissão já marcou presença em centenas de festivas e cantorias pelo Brasil, principalmente pelo Nordeste.

Já participou de eventos em Caruaru (PE), Mossoró (RN), Campina Grande (PB), Maceió (AL). Ao todo, foram quase 300 festivais sem contar com as edições do desafio nordestino de cantadores, o evento mais importante da cantoria nordestina. Tem CD e DVD gravado com Hipólito Moura e participações em mais de 30 DVDs de festivais.

Também fez parte do projeto ‘cordel nas escolas’, de 2009 a 2012, no qual lecionava literatura de cordel na rede municipal de Caruaru. Em 2012 participou de um encontro de cientistas em Búzios no Rio de Janeiro, onde se apresentou com o poeta Oliveira de Panelas.

Iponax Vila Nova – Nascido na cidade de Cajazeiras, no Alto Sertão paraibano, filho do pernambucano Ivanildo Vila Nova, um dos maiores repentistas da atualidade, Iponax cresceu com a poesia no seu dia a dia. Ainda muito jovem, levou sua arte para distantes grotões do país. É um grande ativista da cultura matuta e articulador da arte do repente, considerado um dos nomes de destaque da poesia e da declamação dos nossos dias.

O projeto ‘De Repente na Estrada’ vem sendo realizado no formato presencial desde janeiro de 2022. O objetivo da ação itinerante é visitar uma cidade paraibana a cada mês, levando a cultura popular ao interior da Paraíba e, para isso, conta com a participação de 30 repentistas de seis estados do Nordeste: Paraíba, Pernambuco, Ceará, Rio Grande do Norte, Piauí e Maranhão. Essa edição do projeto – a ser realizada na próxima quarta-feira, dia 26 – tem parceria com a Prefeitura de Barra de Santana.

SERVIÇO:
Projeto De Repente na Estrada
26/04/2023, às 20h
Local: Praça Central, Barra de Santana (PB)
Repentistas: tem Felipe Pereira (RN) e Luciano Leonel (PE)
Apresentação: Iponax Vila Nova
Entrada gratuita

Anterior
Próximo

0 Comentários

Deixe uma resposta


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

15 49.0138 8.38624 1 1 7000 1 https://www.blogdobrunolira.com.br 300 0