Queijo do Cariri paraibano ganha prêmio internacional

0 Comentários

A ExpoQueijo Araxá Internacional Chees Awards – O maior concurso de Queijos Certificados da América Latina, premiou um dos queijos da CAPRIBOV – Cooperativa de Capribovinocultores de Cabaceiras.

Ao todo foram, foram premiadas 3 categorias de Queijo de Leite de Cabra. Foram inscritos 1.100 queijos que se dividiram entre o Brasil e mais 14 países. Desses 1.100 apenas 45 queijos receberam medalha de ouro , a Capribov é uma dessas medalhas. Dos 1.100 queijos apenas 12,3% receberam prêmios.

O concurso aconteceu na última semana de junho, em sua quarta edição, no Grande Hotel Termas no município de Araxá – MG. Segundo Henri Pombo, diretor da CAPRIBOV, a premiação dos queijos da Capribov, é resultado de uma construção do cooperativismo na Paraíba.

“Vencer um concurso de produção de queijos, em uma das regiões mais quentes do semiárido, sendo Cabaceiras a cidade com o menor índice pluviometrico do País, encontrou na Caprinocultura leiteira alternativa de impulsionar a economia da região. Esta sem dúvidas, é uma grande vitória, resultante da organização dos agricultores familiares. Nós temos um grande apoio do Governo da Paraíba, que aposta na nova forma de geração de emprego e renda com os produtores de leite”, diz Henri Pombo da Capribov.

A cooperativa de leite de Cabaceiras foi representada por Emerson Farias, Elaine Doso e Henri Pombo.

Atualmente a Capribov está organizada em 26 municípios do Cariri e Curimataú paraibano com produção de cerca de 6000 mil litros de leite de cabra por dia. A produção, segundo Henri Pombo, é principalmente destinada para o Programa de Aquisição de Alimentos – PAA-Leite. A parte excedente, é para produção de 17 tipos de queijos, iogurtes e doces.

Anterior

0 Comentários

Deixe uma resposta


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

15 49.0138 8.38624 1 1 7000 1 https://www.blogdobrunolira.com.br 300 0