Esta semana, o Tribunal de Contas do Estado (TCE) estabeleceu parcerias com a Secretaria de Segurança Pública, visando intensificar o enfrentamento à corrupção no Estado. Entre as medidas adotadas, ficou acordado o compartilhamento de informações do Tramita e de outras plataformas do Tribunal com as forças policiais, assim como a disponibilização de investigações sobre desvios, desde que não estejam sob sigilo, ao TCE.
A partir de agora, o TCE terá acesso às imagens e sistemas de câmeras utilizados pela Secretaria nos Centros Integrados de Comando e Controle (CICC) em diversas cidades do Estado. Essa iniciativa visa fiscalizar e apurar possíveis irregularidades na utilização de veículos públicos e locados por prefeituras, câmaras e outros órgãos.
Com essa colaboração, será possível monitorar, por exemplo, o uso indevido dos veículos, monitorando situações em que são avistados em praias, shoppings e outros locais durante os fins de semana, sem aparente relação com os serviços públicos aos quais deveriam estar vinculados. Atualmente, a Secretaria de Segurança opera 1,6 mil câmeras em diversas cidades, incluindo João Pessoa e Campina Grande.