Deputado paraibano é escolhido relator do projeto de doação de órgãos presumida

0 Comentários

O deputado paraibano Hugo Motta (Republicanos) foi designado relator do Projeto de Lei que trata da doação presumida de órgãos, estabelecendo que todo brasileiro será considerado doador após a morte, a não ser que manifeste preferência contrária em vida. Com a aprovação da urgência do texto na Câmara, o tema deve avançar nas próximas semanas

Durante o lançamento da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Doação de Órgãos e Tecidos, nesta quarta (20), Hugo Motta destacou que a prioridade inicial para a construção do relatório será ouvir todos os setores envolvidos. O parlamentar, que também é médico, ressaltou que acompanha de perto o tema e sabe das dificuldades enfrentadas pela rede de saúde.

“Recebi com muita alegria a responsabilidade de relatar esse projeto tão importante para o país. Sei que o Brasil enfrenta desafios tanto do ponto de vista geográfico, já que somos um país continental e desigual, quanto na questão da estruturação da rede de saúde e do incentivo à mão de obra qualificada para os procedimentos. Nosso primeiro foco será conversar com aqueles que possam contribuir com o texto, como o Ministério da Saúde, o Conselho Federal de Medicina, as entidades ligadas à questão dos transplantes e todos que seguirão a legislação criada a partir do projeto”, disse.

A Frente Parlamentar Mista em Defesa da Doação de Órgãos e Tecidos conta com a participação de 231 parlamentares, incluindo o deputado Hugo Motta. O colegiado será coordenado pelo deputado Marcelo Queiroz (PP-RJ) e atuará na articulação, incentivo e debate de políticas públicas sobre o tema.

A doação de órgãos ganhou grande notoriedade recentemente, quando o apresentador Fausto Silva, conhecido como Faustão, foi submetido a um transplante de coração no mês de agosto, aos 73 anos. A internação ocorreu devido à insuficiência cardíaca e, após entrar na lista de espera do Sistema Único de Saúde (SUS), Faustão recebeu um coração compatível com suas condições clínicas. A popularidade do apresentador chamou a atenção para a dificuldade da disponibilidade de órgãos.

O deputado Hugo Motta explicou que o Projeto de Lei 10733/2018 tramita com outras 55 propostas de mesmo tema. “Estamos tratando de um projeto que irá ajudar a salvar milhares de vidas e por isso vamos trabalhar para que o texto seja logo analisado pelo Parlamento. Buscaremos a criação de uma política pública realmente consolidada para que o sistema de saúde do Brasil possa avançar e ser referência”, finalizou.

Anterior
Próximo

0 Comentários

Deixe uma resposta


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

15 49.0138 8.38624 1 1 7000 1 https://www.blogdobrunolira.com.br 300 0