INFORME PUBLICITÁRIO: Seminário pioneiro aborda Saúde, Identidade de Gênero e Orientação Sexual em busca de um atendimento inclusivo e humanizado

0 Comentários

O Primeiro Seminário sobre Saúde, Identidade de Gênero e Orientação Sexual, promovido pela Secretaria Municipal de Saúde nos dias 18, 19 e 20, trouxe à tona importantes reflexões e provocações acerca de um tema ainda considerado sensível por muitos.

A iniciativa tem como objetivo principal oferecer um serviço mais humanizado e qualificado ao público diverso, especialmente à população LGBTQIAPN+, através de ações integradas realizadas nos serviços municipais.

O evento ocorreu no Centro de Formação de Professores e contou com a participação das equipes de profissionais da rede de apoio à saúde municipal, além do público em geral. A capacitação teve início com a participação da equipe de enfermagem, que recebeu valiosas orientações sobre condutas e práticas a serem adotadas no pré-natal, promovendo uma abordagem mais inclusiva e sensível.

Os profissionais foram apresentados a informações científicas e tiveram a oportunidade de dialogar com a especialista no assunto, a conferencista Morgana Guedes Batista, que compartilhou seus conhecimentos embasados em estudos e experiência prática na temática.

“Isso é de extrema importância, pois difere do simples recebimento de uma nota técnica impressa do Ministério da Saúde”, enfatizou Fernanda Valadares, coordenadora da Atenção Básica Municipal.

Ao longo dos três dias, os participantes tiveram acesso a informações científicas relevantes sobre o assunto, visando contribuir para o enfrentamento das distorções que ainda impedem a conquista do princípio de equidade proposto pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

A palestrante Morgana Guedes elogiou a participação e o interesse dos presentes em buscar maior compreensão sobre um tema ainda tão sensível, a fim de proporcionar um atendimento mais humanizado às pessoas diversas que buscam os serviços públicos de saúde. Para ela, independentemente das dúvidas que ainda possam surgir em relação à saúde, identidade de gênero e orientação sexual, o que deve prevalecer é o respeito à diversidade.

Morgana destacou o compromisso da gestão municipal em promover melhorias significativas na saúde psicológica, física e social da população, priorizando a inclusão de todo o contexto no acompanhamento da comunidade para que ela seja acolhida de acordo com sua identidade e condição.

A capacitação também recebeu avaliações positivas dos presentes: Alessandra Regina, diretora do Hospital e Maternidade Alice de Almeida, ressaltou a importância do seminário para a prestação de um atendimento mais empático e acolhedor às pessoas diversas que procuram os serviços públicos. O psicólogo Patrick Ramom, da Secretaria de Assistência Social, parabenizou a palestrante pelo alto nível de excelência na condução do evento, que buscou atualizar conceitos e métodos na abordagem do tema proposto.

A Secretaria de Saúde de Sumé reafirma seu compromisso em continuar promovendo eventos como esse, visando fortalecer a rede de apoio e aprimorar cada vez mais as práticas profissionais dos servidores. “Somente dessa forma, os trabalhadores se sentirão mais seguros em seus ambientes profissionais durante a execução de suas funções”, disse Tanniery Lêla.

Anterior
Próximo

0 Comentários

Deixe uma resposta


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

15 49.0138 8.38624 1 1 7000 1 https://www.blogdobrunolira.com.br 300 0