Caravana da Rede Cuidar vai estar no Hospital Regional de Queimadas no dia 1º de Dezembro

0 Comentários

A Caravana da Rede Cuidar que vai passar por 13 cidades paraibanas, entre os dias 22 de novembro e 04 de dezembro, tem como foco a assistência à crianças cardiopatas e com problemas osteoarticulares (doenças relativas aos ossos e articulações), gestantes, além de crianças com microcefalia ou sequelas neurológicas. A Caravana já passou pelas cidades de Monteiro, Princesa Isabel e Itaporanga. Depois vai para Cajazeiras, Sousa, Catolé do Rocha, Pombal, Patos e Picuí. No dia 1º de Dezembro as ações acontecem em Queimadas na sede da Escola Integral e também no Hospital Regional de Queimadas.

O diretor geral do Hospital, Dr. Flávio Daniel, enaltece a importância da Caravana e afirma que a equipe da unidade estará à postos para receber os profissionais que integram a Caravana no dia 1º. “Essa ação é mais uma política inclusiva do Governo da Paraíba que se junta a tantas outras que buscam melhorar a qualidade de vida dos paraibanos e também uma oportunidade de ampliar conhecimentos e trocar experiências já que a Caravana também inclui a realização de treinamento para os profissionais de saúde locais”, destaca Dr. Flávio.

A Caravana deste ano,segundo divulgação do Governo da Paraíba, terá como novidade a ortopedia pediátrica que vai permitir a triagem do pé torto congênito e de deformidades na coluna; avaliação de luxação do quadril; dedos extranumerários (quando a criança nasce com mais de cinco dedos na mão) e sindactilia (quando dois ou mais dedos são unidos). O objetivo é fortalecer a Rede de Atenção à Pessoa com Deficiência, tendo como referência o Complexo Pediátrico Arlinda Marques, onde são atendidos os casos que precisam de intervenção cirúrgica, garantindo, assim, uma atenção integral. O serviço já é referência para as áreas de cardiologia e neonatologia.

O secretário de Estado da Saúde, Geraldo Medeiros, reitera os grandes benefícios da Caravana. “Essa é mais uma ação do Governo do Estado no sentido de contemplar a população com meios de prevenção. A Rede Cuidar traz a identificação precoce das cardiopatias congênitas, instituindo o tratamento e salvando vidas, representando uma ação social e a nossa meta é inserir o serviço de pneumologia para que as pessoas tenham o adequado tratamento dentro da Medicina preventiva”, explicou Dr. Geraldo.

A equipe de especialistas que integra a Caravana é formada por mais de 90 profissionais entre cardiologistas pediátricos, neonatologistas, obstetras, enfermeiros, odontólogos, assistentes sociais, entre outros.

Sobre a Rede Cuidar Paraíba

É um serviço permanente de Telemedicina, oferecido pelo Governo do Estado, que conta com um pacote de serviços e tecnologias que envolvem a disponibilização de atendimento especializado remoto e/ou presencial; apoio ao transporte seguro, quando necessário; monitoramento e rastreamento de pacientes, na rede de assistência à saúde de média e alta complexidade da Paraíba, para as especialidades de Perinatologia, Obstetrícia e Cardiopediatria. Os serviços disponibilizados pela Rede, em todo estado, estão estruturados em cinco eixos: Cardiologia Pediátrica; Neonatologia; Saúde Materna; Enfermagem e Sistemas; Servidores de Telemedicina, Telecomunicações e Estatística, provendo o ambiente tecnológico seguro para a realização da Telemedicina. Na última Caravana da Rede Cuidar, em julho de 2019, foram realizados 1.289 atendimentos, com a disponibilização de ecocardiogramas; ultrassonografias fetais; auscultas cardíacas digitais; além de exames de urina e de genética.

Anterior
Próximo

0 Comentários

Deixe uma resposta


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

15 49.0138 8.38624 1 1 7000 1 https://www.blogdobrunolira.com.br 300 0