Após ser citado em questão do Enem cabaceirense ‘Zé de Cila’ concede entrevista e afirma: ‘me senti muito feliz’

0 Comentários

Zé de Cila é uma figura conhecida em Cabaceiras, na Paraíba, onde a bodega dele – mercearia pequena mais comum em cidades do interior – se tornou um ponto turístico. No domingo (21), primeiro dia de provas do Enem, ele também se tornou personagem de uma questão do exame.

“Eu me senti muito feliz. Essa notícia de ontem foi uma das melhores da minha vida”, disse o paraibano sobre ter sido citado em uma prova feita por milhares de estudantes em todo o país.

Zé de Cila na frente da bodega dele, em Cabaceiras, na Paraíba — Foto: Krys Carneiro/g1 PB

Na pergunta, ele é comparado com Chicó, um dos protagonistas do Auto da Compadecida, obra gravada na cidade, justamente pela semelhança no comportamento dos dois. Veja a íntegra do texto, retirado do artigo “Ator por um dia” da professora doutora Vivian Galdino de Andrade (2009) abaixo.

“Famoso por ser o encantador de viúvas da cidade de Cabaceiras, na Paraíba, Zé de Sila é um contador de histórias parecido com o personagem Chicó, do Auto da Compadecida. Ele defende veementemente que a oração da avó sustentava mais a chuva. “Quando era pequeno e chovia por aqui, ajudava minha avó colocando os pratos emborcados no terreiro par diminuir o vento. Ela fazia isso e rezava para a chuva durar mais”.

Em entrevista ao g1, Zé contou que sempre gostou de contar as histórias vividas por ele. Inclusive, a que foi mencionada no Enem. “Quando estava chovendo bastante em Cabaceiras, com vento, minha avó jogava aqueles pratos. Um, dois, três… Ela jogava porque queria que os pratos aliviassem o vento. Queria que chovesse mais, mas chovesse fino”, relembrou.

Paraibano ‘Zé de Cila’ é citado em questão do Enem 2021: ‘me sinto muito feliz’, disse — Foto: Reprodução/Enem

E para quem acha que as histórias de seu Zé são fantasiosas demais para serem verdade, ele pondera: “não minto e nem gosto de quem mente”.

Com uma vida inteira de aventuras para serem contadas, ele também lembra das suas “pegadinhas” com o povo de Cabaceiras. É que Zé se fantasiava e recriavas lendas como a do lobisomem e de fantasmas com o intuito de assombrar a cidade. E conseguia.

“Não era por maldade, mas fazia pelo divertimento. Desde pequeno eu gostava de assustar as pessoas e ninguém nem imaginava que era eu ali. A cidade não sabia que eu quem fazia o mal assombrado”, disse.

Cila era a mãe de Zé. Por isso, ele ficou conhecido como Zé de Cila, já que é comum em cidades interioranas se referir a alguém relacionando o nome da pessoa com os dos pais dela.

Zé de Cila, mencionado em questão do Enem 2021, em entrevista à TV Paraíba — Foto: TV Paraíba/Reprodução

A Bodega de Zé de Cila está localizada entre o letreiro da “Roliúde Nordestina”, que é como a cidade ficou conhecida após ser cenário de dezenas de produções audiovisuais, e um museu da cidade. Na venda, ele oferece um pouco de tudo: bebidas, calçados, acessórios de vestuário e também de cozinha. A fachada do negócio, tão alegre quanto o dono, é amarela e tem cactos pintados.

O paraibano garante, inclusive, que já fez figuração em muitos filmes. Segundo ele, foi até dublê do personagem de Rogério Cardoso, o padre João, no filme O Auto da Compadecida. Por isso, recebe os turistas em seu pequeno estabelecimento vestido com uma batina.

O tempo de passagem por Cabaceiras poderia ser preenchido totalmente com a companhia do simpático e atencioso senhor, que com mais de sete décadas de vida, tem histórias de sobra para contar. E, cada uma delas, narrada com riqueza de detalhes.

Uma delas, a mencionada no Enem, é que lhe rendeu o apelido de “Encantador de Viúvas”. O apelido se deu pelo fato dele sempre acabar se relacionando com uma mulher viúva e mais: sem ser de propósito. “As vezes eu estava conversando e a moça dizia que era dona de uma padaria e viúva. Aí eu caía na risada”, contou.

As histórias da avó, do lobisomem e das viúvas são apenas algumas das infinitas contadas por seu Zé, que além da sua própria vida, contam também a história de um povo criativo, engraçado e multifacetado, assim como ele. “Quero que todos os paraibanos venham aqui para que possa contar tudo a vocês. Chegando aqui, vocês estão em casa” e é assim mesmo: ouvir Zé de Cila traz, sobretudo, o sentimento de pertencimento.

G1

Anterior
Próximo

0 Comentários

Deixe uma resposta


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

15 49.0138 8.38624 1 1 7000 1 https://www.blogdobrunolira.com.br 300 0