Presidente da Câmara de João Pessoa se reúne com comandante do BPTran e Semob para tratar sobre circulação de motocicletas elétricas em ciclovias

0 Comentários

O presidente da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), vereador Dinho Dowsley (Avante), se reuniu na manhã desta sexta-feira, 13, com o comandante do BPTran, tenente-coronel Jucier Pereira de Lima e com o superintendente de Mobilidade Urbana da Capital (Semob-JP), Expedido Leite Filho, para tratar da circulação de motocicletas elétricas (scooter elétricas) nas ciclovias da orla marítima do Município.

Na última terça-feira, 10, o presidente Dinho denunciou, em pronunciamento na tribuna da Casa, que alguns condutores estavam pilotando ilegalmente motos elétricas, em alta velocidade, na ciclovia da orla “onde só é permitido o uso de bicicletas, patins e skates”. Na oportunidade, o parlamentar pediu providências aos órgãos competentes e lembrou, inclusive, que uma criança de 4 anos foi atropelada no local por uma moto elétrica.

Durante a reunião, que aconteceu no Batalhão de Trânsito da Polícia Militar do Estado da Paraíba, no bairro do Róger, o presidente da CMJP, vereador Dinho, tomou conhecimento de que uma equipe de policiamento de trânsito esteve na noite desta quinta-feira, 12, na orla, fazendo um trabalho de conscientização dos condutores de motocicletas elétricas e comerciantes que trabalham com esse tipo de veículo.

“Quero aqui parabenizar o trabalho da BPTran, na pessoa do comandante tenente-coronel Jucier, que já vem tomando providências nesse sentido”, comentou.

Por sua vez, o comandante do BPTran informou, com base no Código de Trânsito, que veículos acima de 350 watts, como scooters elétricas não podem trafegar em áreas destinadas ao passeio público, como ciclovias ou ciclofaixas. O militar destacou que a Resolução 947, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) é muito clara nesse sentido. O tenente-coronel Jucier elogiou a preocupação da CMJP com a vida das pessoas e reconheceu a importância da parceria entre os órgãos de fiscalização e o Poder Legislativo Municipal em defesa de uma cidade mais segura no que se refere ao trânsito.

“Essa é uma demonstração de que a Câmara está cuidando das pessoas, de uma forma preventiva para evitar acidentes”, reforçou.

Já o superintendente da Semob-JP, Expedito Filho, informou que os agentes de trânsito vão realizar abordagens educativas, bem como intensificar a fiscalização para coibir a circulação deste tipo de veículo nas ciclofaixas entre as praias de Manaíra, Tambaú e Cabo Branco. As ações ocorrerão no período noturno, nesta sexta (13), sábado (14) e domingo (15). “A Semob tem um caráter educativo. Nossa intenção é realizar uma campanha de conscientização. Agora no mês de maio, vamos intensificar as ações”, afirmou Expedito, destacando que a “Câmara de Vereadores de João Pessoa é uma grande parceira e esse apoio vem num momento importante”.

Melhorias na segurança do circuito

Na ocasião, o presidente da Casa Napoleão Laureano, vereador Dinho, também reivindicou melhorias de sinalização e segurança para os ciclistas que pedalam na ciclovia entre a Estação Ciências, Penha até o Centro de Convenções. Segundo o vereador, os ciclistas que utilizam esse trecho das 5h às 8h da manhã correm sério risco de serem atropelados por veículos em alta velocidade. O superintendente da Semob, Expedito Leite, se comprometeu em mandar uma equipe de trânsito para fiscalizar a área.

Paulo de Pádua

Anterior
Próximo

0 Comentários

Deixe uma resposta


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

15 49.0138 8.38624 1 1 7000 1 https://www.blogdobrunolira.com.br 300 0