DEZ NOMES CONHECIDOS: conheça os deputados que têm chances de reeleição na Assembleia da Paraíba

0 Comentários

As eleições de 2022 devem trazer um cenário difícil para quem deseja concorrer à reeleição, seja em cargos ao Poder Executivo ou a vagas no poder legislativo, por inúmeros fatores, que vão desde o desgaste da classe política perante ao eleitorado, mas também às novas regras eleitorais, que impõem novos desafios aos antigos postulantes.

O surgimento de modalidades como as federações partidárias, as fusões entre legendas, as candidaturas coletivas e até mesmo a proibição de formação de coligações para chapas proporcionais formam novos desafios, tanto para aqueles que buscam a reeleição quanto para os novatos.

Muito embora os veteranos possam enfrentar a dificuldade ligada ao desgaste político, para alguns dos que pretendem chegar a uma das 36 vagas da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), há o trunfo do recall eleitoral que construíram ou o retorno do que foi construído junto às suas bases eleitorais pelo estado. Para alguns, há também o testemunho da performance que obtiveram ao longo do mandato, bem como a força de seus partidos políticos.

A vaga de deputado estadual é uma das que estarão em disputa nas eleições gerais em outubro de 2022. Por isso, nossa reportagem (ALPB) elenca, a seguir, em ordem alfabética, dez nomes com condições de serem reeleitos em outubro para ocupar uma cadeira na Casa de Epitácio Pessoa. Foram levados em conta indícios políticos, bastidores e a performance pré-eleitoral dos postulantes.

Nos bastidores, são cotados para a reeleição: o presidente da Casa, Adriano Galdino (PSB), pela capilaridade que detém em seus redutos e pela posição que ocupa; Anísio Maia (PT), pela força política com a qual o PT chegará no pleito, sobretudo no Nordeste; Bosco Carneiro (Cidadania), por estar alinhado ao bloco governista; Caio Roberto (PL), em razão da capilaridade do partido e da influência do pai, o deputado federal Wellington Roberto.

Ainda surgem, na mesma lista, dra Paula (PP) – em razão de sua real força política na região de Cajazeiras; Eduardo Carneiro (PRTB), que obteve notória ascensão política desde a última eleição estadual e angariou apoios importantes, incluindo na grande João Pessoa; e Felipe Leitão (Avante), sobretudo pelo papel na desempenhado no setor social em João Pessoa, o que deve aumentar seu capital eleitora.

Também são lembrados Hervázio Bezerra (PSB), que deve contar com apoio político do filho, o vice-prefeito da Capital, Leo Bezerra, além de Júnior Araújo (Avante) e Tião Gomes (Avante), parlamentares com forte engajamento político-eleitoral em suas respectivas regiões.

Por outro lado, numa lista à parte, a reportagem também menciona, com chances de vitória, Wilson Filho (PTB), Pollyana Dutra (PSB), Camila Toscano (PSDB), João Gonçalves (Podemos), Tovar Correia Lima (PSDB), Dra Jane (PP), Moacir Rodrigues (PSL), Chió (Rede), Cida Ramos (PT) e  Manoel Ludgério (PSD).

Vale destacar que somente as futuras pesquisas eleitorais poderão indicar um caminho concreto em relação às definições do processo eleitoral, de modo que somente o início da campanha nas ruas dará o tom do resultado do pleito. Além disso, parte das cadeiras do legislativo estadual será renovada.

 

Polêmica Paraíba

Anterior
Próximo

0 Comentários

Deixe uma resposta


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

15 49.0138 8.38624 1 1 7000 1 https://www.blogdobrunolira.com.br 300 0