Com 28 mortes de crianças por Covid-19, Paraíba inicia vacinação e secretário pede aos pais que ‘abandonem fake news’

0 Comentários

Com 28 mortes de crianças de até 11 anos por Covid-19, a Paraíba inicia neste sábado, a vacinação deste público. O secretário de Saúde do Estado, Geraldo Medeiros, ressaltou  a importância da imunização, lembrando os dados da Covid-19 para a faixa etária. Durante a pandemia, a Paraíba confirmou 437 casos de covid-19 em crianças com até 11 anos de idade, com 28 mortes: “Não tenham receios, abandonem fake news”, disse.

Geraldo Medeiros pediu a população para abandonar  as fake news’ e imunizar os seus filhos. A perspectiva é que até marco, cerca de 383 mil crianças com esta faixa etária, seja devidamente vacinada na Paraíba.

“Essa informação mostra que o desconhecimento e o analfabetismo científico de algumas pessoas  que alegam que as crianças não adoecem e quando adoecem é um problema simples, é o retrato disso, uma evidência pequena que em um estado pequeno como a Paraíba, mas temos evidências maiores como os Estados Unidos, 800 crianças sendo internadas diariamente em função de que não se vacinaram. Portanto,  pais e mães não tenho dúvidas, a vacina é segura. Vamos vacinar nossas crianças paraibanas de 5 a 11 anos de idade”, disse Geraldo Medeiros.

A vacina que será aplicada nas crianças de 5 a 11 anos é embalada em um frasco diferente do usual. Ela terá ⅓ da dose que é aplicada em adultos e a secretaria informou que a aplicação ocorrerá em salas especiais para que não haja erros.

“As doses apresentam invólucro alaranjados e os rótulos para diferenciar na vacina do adulto. Além disso, tem um terço da dose e a recomendação da Secretaria Estadual de Saúde é que as salas de vacinação para crianças sejam distintas das de adultos para não haver nenhum tipo de erro de interpretação”, destacou

A Secretaria de Saúde, por meio do Núcleo Estadual de Imunizações e Gerência Executiva de Vigilância em Saúde, começa neste sábado (15), às 7h da manhã, a distribuição aos 223 municípios paraibanos das primeiras 23.600 doses pediátricas do laboratório Pfizer destinadas à vacinação de crianças de 5 a 11 anos.

A vacinação infantil vai começar nas crianças a partir dos 11 anos, em ordem decrescente de idade. Primeiro, serão as crianças com deficiência permanente e com comorbidades; indígenas e quilombolas e crianças que convivem com idosos, na mesma casa e, na sequência, todas as demais crianças, por ordem decrescente.

Com atraso, a  Paraíba recebeu ontem a primeira remessa de vacina contra a Covid-19, para ser aplicada neste público infantil As doses da vacinas pediátricas da Pfizer chegaram à Paraíba, no início da tarde desta sexta-feira (14), mas ficaram presas no Aeroporto Castro Pinto porque a empresa responsável por fazer o transporte do imunizante, que é contratada pelo Governo Federal, até a rede de frios da Secretaria de Saúde, não realizou o serviço ainda.

Segundo o secretário estadual de Saúde, Geraldo Medeiros, não há como a secretaria de saúde realizar esse transporte porque a empresa aérea que trouxe o carregamento não permite. Geraldo ressaltou ainda estar apreensivo no tocante à conservação dessas vacinas.

No total, foram recebidas 23.600 doses da Pfizer destinadas à população de crianças entre 5 e 11 anos, que é estimada em mais de 300 mil.

A distribuição segue a mesma estrutura logística usada nas vacinas para adultos, com 12 carros refrigerados e um avião, que entregarão o imunizante nas Regionais de Saúde, de onde os municípios farão a retirada.

 

Anterior
Próximo

0 Comentários

Deixe uma resposta


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

15 49.0138 8.38624 1 1 7000 1 https://www.blogdobrunolira.com.br 300 0