TV Cabo Branco pretende fazer debates apenas entre quatro candidatos

Nonato Guedes

Com cerca de treze postulantes à prefeitura de João Pessoa escolhidos em convenções partidárias dentro do prazo legal, a TV Cabo Branco, afiliada da Rede Globo, pretende realizar debates apenas entre quatro candidatos registrados. Foi o que informou no “Bom dia, Paraíba” de hoje, da emissora, o repórter Laerte Cerqueira, confirmando que se trata de ajustar a linha editorial da emissora do Sistema Paraíba de Comunicação às diretrizes da própria “Globo” em face dos protocolos de segurança sanitária recomendados por autoridades diante da pandemia do novo coronavírus.

Ontem, o diretor de jornalismo da Globo, Ali Kamel, revelou que a emissora vai “lutar” por um acordo que permita a participação de apenas quatro candidatos, cuja escolha seria feita através de pesquisa Ibope ou Datafolha. “A Globo decidiu que só fará debates no primeiro turno onde haja acordo entre os partidos para que apenas os quatro mais bem colocados na pesquisa eleitoral mais recente (Ibope ou Datafolha) participem das discussões. O debate de segundo turno permanece com a data prevista”, informou Ali Kamel em nota enviada ao colunista Maurício Stycer, do UOL. Segundo Kamel, “não há protocolo sanitário que garanta a saúde aos profissionais da Globo e aos candidatos” para promover os debates presenciais e que “a alternativa de fazer um debate de forma remota não é possível”.

Ele justificou: “Os candidatos precisam ser tratados de forma equânime e ter as mesmas condições, e o público precisa perceber isso. Um candidato pode injustamente ser acusado de estar com ponto eletrônico, de estar recebendo ajuda de assessores, por exemplo”. Ainda segundo o diretor da Globo, não serão realizadas entrevistas com os candidatos. E concluiu: “Essas medidas são válidas para todas as quatro emissoras Globo (Rio, São Paulo, Belo Horizonte e Recife, onde há eleições) e recomendadas a todas a suas afiliadas, que seguem o mesmo protocolo”. Laerte Cerqueira justificou que em João Pessoa a TV Cabo Branco procurará assegurar o máximo de espaço e informações sobre a disputa eleitoral a prefeito este ano. A perspectiva de realização de segundo turno nas eleições municipais na Paraíba é admitida em João Pessoa e Campina Grande.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *