Prefeitura de João Pessoa anuncia decreto e determina mais 15 dias de isolamento social

O prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, prorrogou por mais 15 dias o decreto de isolamento social e mantém o comércio fechado na cidade. A medida foi anunciada em entrevista coletiva nesta quinta-feira (30).

Cartaxo destacou que o mês de maio será mais difícil, pois os casos de covid-19 estão aumentando na Capital e há uma demanda de leitos cada vez maior.

Ele afirmou que o índice de isolamento social tem ficado abaixo de 50% e precisa melhorar e pediu a colaboração da população para aumentar este índice, já que, segundo ele, o Brasil tem a maior taxa de contágio do mundo.

A decisão de prorrogar o decreto mantém o fechamento temporário do comércio, como cinemas, shoppings, salões de beleza, bares e restaurantes, preservando apenas os serviços essenciais. As aulas seguem temporariamente suspensas, assim como o transporte público, que continuará com linhas específicas para profissionais de saúde.

“A Prefeitura de João Pessoa agiu de forma antecipada, com as primeiras ações antes da confirmação do primeiro caso da doença. As projeções apontam que termos dias ainda mais difíceis no mês de maio. Seguimos reforçando a rede de saúde, mas o cumprimento do isolamento social será decisivo”, explicou Luciano Cartaxo.

O decreto recomenda que a população faça uso de máscaras sempre que sair de casa, como mais uma medida preventiva a ser adotada. Haverá a obrigatoriedade do uso do equipamento de proteção para quem trabalha no estabelecimento.

A exemplo do anterior, o documento também prevê fiscalização nos mercados, determinando o controle de acesso a uma pessoa da família por vez, salvo em condições especiais. Bancos e lotéricas devem cumprir medidas de proteção aos funcionários e clientes, mantendo a distância de 1,5m entre as pessoas.

ClickPB

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *