CIB aprova pleito da deputada Edna Henrique para implantação de Centro de Hemodiálise, em Monteiro

O sonho de Monteiro e região em ter UTI e Centro de Hemodiálise está cada dia mais próximo de se tornar realidade, através do trabalho e luta da deputada federal Edna Henrique (PSDB-PB). Nesta segunda-feira (07), a Comissão Intergestores Bipartite (CIB) aprovou, durante reunião, a implantação do Centro de Hemodiálise e a habilitação de seis leitos de UTI para o Hospital Santa Filomena, serviços importantes que são pautas defendidas pela parlamentar.

A partir dessa aprovação, será encaminhado um relatório ao Ministério da Saúde que irá publicar a portaria autorizando a destinação de recursos federais para o custeio dos serviços. Esses recursos devem ser destinados através de emendas da deputada Edna Henrique. Nesta terça-feira (08) a deputada conversou com o governador João Azevêdo (PSB) que confirmou a boa notícia da aprovação pela CIB.

“Esse é um compromisso do nosso mandato e vamos lutar pela liberação de emendas para tornar real a implantação do Centro de Hemodiálise e UTI de Monteiro. Logo na primeira reunião da bancada paraibana em Brasília, pedi a união de todos os representantes do estado para que a emenda fosse destinada. O próximo passo é me reunir com o ministro da Saúde, junto com os demais deputados paraibanos que queiram defender essa pauta, esses serviços essenciais na área de saúde que salvará vidas de milhares de paraibanos. Já conversei com o governador João Azevêdo que será também um grande apoiador da nossa luta para levar mais saúde ao povo do nosso Cariri”, disse a deputada.

A Comissão Intergestores Bipartite é um colegiado de negociação que pactua sobre a organização, direção e gestão da saúde, no âmbito do Estado. É uma instância privilegiada de negociação e decisão quanto aos aspectos operacionais do SUS nos processos de pactuação intergestores. A CIB é composta de forma paritária por cinco representantes da Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba, indicados pelo Secretário do Estado de Saúde, e cinco do órgão de representação dos Secretários Municipais de Saúde do Estado da Paraíba – COSEMS –PB.

A implantação do Centro de Tratamento de Hemodiálise no Município de Monteiro e da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) na estrutura do Hospital Santa Filomena dará acesso para que os pacientes tenham o tratamento dentro dos princípios doutrinários do Sistema Único de Saúde da universalidade, integralidade e equidade. Pacientes dos 30 municípios paraibanos da região e de outros 19 municípios pernambucanos, enfrentam constantes viagens para realizarem os procedimentos de hemodiálise. Essas cidades somam mais de meio milhão de habitantes que necessitam desse serviço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *